terça-feira, 29 de maio de 2012

Um dos Mistérios da Lagoa dos Patos

O Menino da Lagoa


No dia 3 de maio de 1959, o Diário Popular, um dos mais antigos do RS, noticiava:
"MENINO MORRE AFOGADO NA LAGOA DOS PATOS APÓS CAIR DO BARCO DO PAI."

"Emanuel dos Santos Luz, 7 anos de idade, caiu no início da noite de ontem do barco do pai, o pescador Davi dos Santos Luz, e ao que tudo indica morreu afogado na Lagoa dos Patos. O corpo ainda não foi encontrado. Testemunhas afirmam que viram o menino pedir socorro por três vezes antes de desaparecer nas águas. Em estado de choque, sempre com as mãos na cabeça, o pai de Emanuel repetia essas palavras: 'Foi o demo! Foi o demo...' ."



Anos mais tarde, numa noite fria de julho, uma senhora que morava no vilarejo, de nome Aida, acordou os vizinhos aos berros: "Eu vi o menino! Eu vi o Emanuel!" ela dizia. "Da janela eu vi o menino. Ele acenou pra mim de dentro da Lagoa. E deu risada. Depois desapareceu. Eu tinha fome e nenhuma bolacha que fosse dentro de casa. Foi milagre! Milagre! Eu tinha fome, me virei depois de não ver o menino mais e encontrei pão.



 Olha aqui, toca, pega um pedaço. come. É pão de verdade!", a mulher mostrava ao povo. Uns a tomaram por doida. Outros por santa. Para agradecer ao menino, dona Aida construiu um barquinho de madeira. Depositou nele uma vela acesa e uma rapadura e lançou-o às águas da Lagoa.



O pequeno gesto se transformaria num ritual na vila de pescadores próxima ao trapiche. Em cada dificuldade, os moradores recorriam ao menino com rezas, cantos, doces e luzes. Tudo, desde que não fosse absurdo ou egoista, era atendido.



Fonte: http://www.sobrenatural.org/lenda_urbana/detalhar/7591/o_menino_da_lagoa__parte_i/

Nenhum comentário:

Postar um comentário