A ponte possui um vão móvel que eleva um trecho de pista de 58 metros de extensão e 400 toneladas de peso a uma altura de 24 metros (cada torre tem 43 metros até a base, sob a água). Este vão é içado para possibilitar a passagem de navios de grande porte — o que ocorreu em média 43 vezes por mês no ano de 2006.
Este tempo inutilizado é motivo de protesto de empresários e motoristas que utilizam a ponte, que possui um fluxo médio de 30 mil carros ao dia. Somando-se os minutos em que a ponte esteve erguida, a metade sul do estado esteve isolada da capital por 40 dias durante o período de 2002 a 2007.
O vão começa a ser erguido quando o navio está a cerca de um quilômetro de distância, porque, caso ocorra algum problema na ponte, o navio terá tempo de evitar uma colisão.
A ponte já parou quatro vezes. No dia 1º de setembro de 1999, a queima de um motor do vão móvel o deixou preso a uma altura de 18m. O problema imobilizou o tráfego da cidade por quatro horas. No dia 16 de setembro de 2004, um curto-circuito voltou a paralisar a ponte por mais de três horas, provocando congestionamentos de 15 quilômetros.
No dia 30 de julho de 2010, segundo a assessoria de imprensa da Concepa, dois parafusos teriam sido responsáveis pela quebra do mancal da ponte, deixando a ponte içada a uma altura de 23 metros por quase 3 horas, um fato curioso ocorrido no dia, foi que uma mulher em trabalho de parto teve que ser removida para o hospital em um helicóptero da PRF que pousou na Freeway, para tanto, o trânsito também foi paralisado por alguns instantes neste estrada.
No dia 1° de Outubro de 2010 as 9hs, uma pane no sistema de freio da Ponte do Guaíba travou o vão móvel a uma altura de 16m do eixo rodoviario (35 metros acima da água), após análise das equipes de engenharia da empresa que administra a rodovia, foi constatado que o atrito durante o movimento, gerou sobrecarga no sistema de energia do comando dos equipamentos, parando a ponte. Segundo os engenheiros o defeito foi reflexo de um acidente ocorrido em abril de 2008, quando um navio colidiu na estrutura.
Nome oficial | Ponte Travessia Régis Bittencourt (Getulio Vargas) |
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Via | 2 faixas da BR-290 |
Cruza | Lago Guaíba |
Localização | Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil |
Maior pilar | 43 m |
Maior vão livre | 58 m |
Comprimento total | 1,1 km |
Tráfego | 30 mil carros/dia |
Altura máxima | 24 m |
Data de abertura | 28 de dezembro de 1958 |
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